Proposta pedagógica HOME / Proposta pedagógica

A escola Ser & Aprender se fundamenta na concepção em que criança é um ser multideterminado, competente desde seu nascimento, ativo, capaz de apropriar-se e de criar cultura e conhecimentos de diversas naturezas, de participar de interações com outras crianças e adultos e ser protagonista do seu processo educativo.

A partir dessa visão proporciona um ambiente educativo onde a ludicidade, criatividade e interação são as principais ferramentas para o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos de um a seis anos de idade. Conta com uma equipe pedagógica que proporciona as crianças experiências com o uso de materiais diversos, múltiplas atividades, brincadeiras – dirigidas e livres – em diversos ambientes. Estabelecendo, com os pais, uma relação participativa, em que ocorre a interação com as crianças e os demais profissionais no meio educacional, pois acreditamos que as aprendizagens de nossas crianças se tornam significativa, quando se desenvolvem de forma natural, a partir das relações afetivas com atitudes de cooperação, a autonomia e responsabilidade.

Nossa ação pedagógica tem como pressuposto a proposta sócio interacionista em que se prioriza construção do conhecimento e as relações dos alunos, entre elas, com adultos em seu convívio social, considerando seus conhecimentos prévios e interesses, incentivando-os a aprender a aprender, através de pesquisas com a problematização partindo do grupo, e posteriormente a produção de novos conhecimentos. A aprendizagem do aluno é vinculada ao desenvolvimento emocional e afetivo, por meio de projetos que são elaborados dentro de um processo de mediação entre o professor e as crianças e, entre o professor e a equipe pedagógica. O processo de ensino-aprendizagem é planejado e estruturado a partir das vivências das crianças e de uma rotina bem definida que considera o espaço e o tempo.

Temos por objetivo desenvolver em nossas crianças a criticidade e capacidade de “aprender a aprender”, priorizando seu protagonismo através do desenvolvimento da sua autonomia para que, junto aos professores, se responsabilizem pelo seu processo de ensino-aprendizagem, onde o professor, enquanto mediador desse processo de construção precise lançar mão de várias estratégias metodológicas, em que considere o imaginário infantil, uma das principais ferramentas na construção de aprendizagens e saberes de seu grupo de crianças.

Calendário de eventos

  • 27 FEV

    RECESSO DO CARNAVAL De 27/02 a 01/03

CALENDÁRIO COMPLETO

CADASTRE-SE AQUI

Redes Sociais